A Freguesia de Queluz e Belas tem vindo a ser alvo de diversas intervenções ao nível da requalificação urbana.
Para além das obras de manutenção regulares, projetos de maior dimensão passam, agora, da projeção para a obra propriamente dita.
Exemplo desta intervenção é a recuperação do pavimento da estrada, junto aos Arcos na Ponte Pedrinha. Uma ação que traz um novo fluxo ao espaço, em termos de facilidade e segurança, no que respeita à mobilidade.
Fazendo parte integrante da zona histórica da cidade, a intervenção no local, feita sob a alçada da Câmara Municipal de Sintra, tornou-se desafiante pelas características topográficas e as necessidades de manter a integridade do espaço.
A obra, acompanhada pela Direção Geral do Património Cultural, exigiu a colocação de uma base de suporte à calçada existente, de forma a respeitar as características arquitetónicas e estéticas estabelecidas, assim como o enquadramento com a envolvente.
A obra, está agora terminada mas mantemos uma atenção redobrada junto da mesma, para que sejam efetivados todos os ajustes necessários e que se vão verificando. Em zonas de grande sensibilidade de intervenção a recuperação é sempre acompanhada e
quaisquer intervenções de suporte à obra feita podem acontecer e serão executadas.
Este espaço faz parte de uma área viva do património arquitetónico local e requer cuidados específicos e singulares.
No prolongamento desta área, encontramos o Parque Urbano Felício Loureiro onde, teve inicio, uma obra de requalificação alargada.
Para esta área, sendo um dos espaços verdes mais habitados na freguesia projetamos um novo parque infantil para responder às necessidades da população e incluir, de forma dinâmica, todos os cidadãos, dos 8 aos 80.
Durante a obra, com um prazo de execução previsto de 120 dias, será levada a cabo a restruturação da zona sul deste parque intergeracional, situado a norte do Palácio Nacional de Queluz e com cerca de 10 hectares, que representa uma zona verde
significativa e central para a freguesia.
Ainda dentro dos projetos mais impactantes na freguesia, será realizada uma obra de reestruturação da zona envolvente ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Queluz. Esta obra executada, também, pela Câmara Municipal de Sintra, vem projetar para a zona novos espaços verdes e novas rotinas de mobilidade e vivência do espaço.
A todas as intervenções se aplica um desejo de melhoria do espaço global da freguesia e o bem-estar da comunidade, devolvendo aos cidadãos áreas sociais, que respeitem a arquitetura e o desenvolvimento enquadrado das zonas intervencionadas, sem
esquecer as questões ambientais e de mobilidade. Todos estes parâmetros devem viver em conjunto e integrar-se num projeto maior, pelo que apelamos a um olhar alargado e amplo sem descurar as especificidades de cada intervenção.