Compromisso com Queluz e Belas

Compromisso com Queluz e Belas

Senhor Vereador Eduardo Quinta Nova, em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra;
Senhores Vereadores;

Representantes das Instituições Militares, Forças de Segurança, Associações Humanitárias e demais Instituições Religiosas e Civis aqui presentes;
Cara Presidente das Mulheres Socialistas de Sintra Caras e Caros Colegas Presidentes de Junta eleitos;
Membros da Assembleia de Freguesia agora empossados;
Colegas do executivo que iniciam funções;
Funcionários e funcionárias da União das Freguesias de Queluz e Belas;
Munícipes;

Senhores e Senhoras Caros e Caras amigas,

É com todo o prazer que vos acolhemos, hoje, neste belo e histórico Palácio de Queluz e nesta sala gentilmente cedida pelo Conselho de Administração do Parques de Sintra Monte da Lua, a quem saúdo e agradeço na pessoa da sua Presidente Drª. Sofia Cruz

Hoje torno posse pela última vez na qualidade de cidadã que encabeçou a lista mais votada para a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas.

Eleita pelo Partido Socialista, na defesa da solidariedade, da fraternidade, da liberdade, da tolerância, da justiça, da diversidade, da igualdade e no respeito pelos direitos humanos, permitam-me que dedique este momento aos meus pais, já ausentes, por me terem permitido crescer rodeada de valores e princípios que me moldaram enquanto pessoa e que constituem a força do desejo de estar ao serviço dos outros e a valorizar a terra onde nasci, bem como aos que fazem parte da minha vida, família e amigos por me apoiarem e serem compreensivos pelos muitos momentos de ausência.

Foram estes valores que encontrei, igualmente em todos que me têm acompanhado, com dedicação, sentido de missão, e, acima de tudo, com integridade, honestidade e amizade. A força e a união destas equipes constituíram, com as nossas parcerias, a força e a união de Queluz e Belas.

A todos os que ao longo dos mandatos estiveram presentes no executivo o meu reconhecimento pela sua dedicação, empenho e solidariedade na construção deste projeto.

Neste executivo que agora inicia funções, sabemos que o que assumimos é exigente, mas também temos plena consciência de que não há nada maior ou gratificante do que estar ao serviço do próximo.
Serão estas mulheres e homens cuja competência, mérito e altruísmo foram os valores que mais pesaram na sua escolha, que terão a responsabilidade de comigo continuar a dar o nosso melhor pelas nossas gentes, pela nossa terra.

Aqui também demonstramos que somos diferentes, tornando visível que, num exercício de democracia, é possível a paridade da composição de um executivo, alicerçada pelas qualidades de cada um e de cada uma que dele fazem parte, unidos por um projeto.

Iniciarei este mandato também com redobrado vigor em cumprir o projeto apresentado pelo Partido Socialista para Queluz e Belas, e que obteve a maioria dos votos porque ele foi feito e desejado por homens e mulheres de Queluz e Belas.

Ao longo destes anos o trabalho realizado, o reforço da ação social e das parcerias, bem como o papel fundamental de todos e todas quantos passaram a fazer parte da casa que é a junta de freguesia, no serviço à população, têm sido a raiz, a causa e a força do trabalho desenvolvido pelos executivos que me têm acompanhado, em prol do bem público.

O caminho percorrido desde 2013 tem sido longo e desafiante. Foi necessário lutar contra os preconceitos, contra os que evitavam a todo o custo olhar para esta nossa terra com uma visão de futuro, apenas porque o passado, parado no tempo, tinha sido deles. Nunca deixámos de acreditar na nossa missão e nos nossos valores. No orgulho que temos pela nossa terra.

Contámos sempre e seguramente continuaremos a contar com o não menos fundamental apoio e colaboração da Câmara Municipal de Sintra e, muito em particular do Presidente Dr. Basílio Horta cujo espírito de missão, determinação e visão na requalificação do concelho e das Freguesias, permitiu, entre outras, a requalificação das nossas escolas, a construção dos urgentes há quase 30 anos centros de saúde de Queluz e de Belas, um já em pleno funcionamento e o outro em construção, a requalificação e ampliação dos nossos espaços públicos e parques urbanos , que tão essenciais foram durante a pandemia, os apoios dados para colmatar os nefastos efeitos de uma pandemia junto da população mais vulnerável, do comércio local e das instituições desta freguesia.

Tenho dito que, simbolicamente, com a reconstrução de uma estrada, a denominada estrada da vergonha, que separava Queluz e Belas, surgiu a mudança.

O PS de Queluz e Belas assumiu, desde Iogo, a prioridade no compromisso na área social, no apoio às entidades, no trabalho em rede, na saúde, na requalificação urbana, e no espaço público, na transparência e qualidade dos serviços, na mobilidade e acessibilidades, no apoio às escolas, promovendo e dinamizando a diversidade, a igualdade, a não discriminação, em suma, a valorização do nosso território e de todos e todas que aqui nasceram, vivem e trabalham.

O nosso trabalho foi feito com serenidade, atentos às necessidades, cumprindo o caminho e os projetos que defendemos, recusando-nos a aceitar mudar o nosso trajeto para ter maior popularidade, em detrimento do que considerávamos essencial para o desenvolvimento de Queluz e Belas.

Muito recentemente, uma calamidade pública trouxe tempos instáveis, indesejados e dolorosos para muitos.

Mas estivemos sempre presentes e respeitámos os compromissos.

A prioridade assumida na criação do Gabinete de Ação Social e na prestação dos cuidados e serviços de apoio alimentar, social, psicológico e de inserção profissional que nos moveu desde o primeiro dia, revelou ter sido fundamental para uma resposta imediata a toda a população, primeiro aos nossos seniores, mais vulneráveis a esta pandemia, depois alargada a todos quantos se viram confrontados com uma situação sócioeconómica fragilizada, incluindo o nosso comércio local.

No meio das dificuldades, reforçaram-se as parcerias, os apoios e consolidou-se o sentimento de fraternidade e solidariedade.

Em momento algum deixámos de olhar para a realidade da nossa freguesia, reconhecendo nela as muitas sincronias, mas também, as diferenças que perpassam pelo nosso território, e por isso sempre assumimos em cada campanha eleitoral essa visão que constitui a força de Queluz e Belas.

Criados os alicerces fundamentais, está na hora de assumir novos compromissos:
- Vamos continuar a reforçar as parcerias com as instituições
- Acompanhar a construção e consequente funcionamento do Centro de saúde de Belas
- Criar e dinamizar com a Câmara Municipal de Sintra, projetos culturais no novo auditório de Belas
- Negociar a instalação de mais caixas multibanco em Belas, para além da que foi já instalada pela Junta de Freguesia
- Continuar a requalificação de espaços públicos e parques urbanos
- Exigir novas soluções de estacionamento e mobilidade
- Exigir a implementação do sistema de videovigilância
- Promover a instalação de postos de carregamento elétrico e acessos a pessoas com mobilidade condicionada
- Alargar a formação em primeiros socorros à população em geral e distribuir desfibrilhadores pelas instituições
- lmplementar o apoio a crianças e jovens em risco

- Exigir a requalificação do Bairro das Campinas/Xetaria e legalização da AUGI do Cerrado Novo
- Reforçar as atividades com os seniores
- Criar a universidade sénior em Belas
- Requalificar o mercado de Belas
- Certificar o comércio local e reforçar a participação da população nos projetos para a comunidade

Os nossos compromissos para este mandato continuam a ser claros:
Queremos o desenvolvimento de Queluz e Belas.

Reafirmo, como há 4 anos: O PS conta com todos. Queremos e desejamos que os valores que sempre defendemos e que são os catalisadores do diálogo com as instituições e com os nossos fregueses, sejam partilhados por todos os eleitos.

Estaremos como sempre estivemos, abertos ao diálogo e à cooperação no estreito respeito pela pessoa humana, pela igualdade, pelo exercício da democracia e pela transparência das ações.
Somos todos diferentes, mas todos iguais no exercício e no respeito dos nossos direitos e deveres. Queremos e lutamos por uma sociedade justa e inclusiva, não pactuaremos com atos que desvirtuem o livre exercício da democracia, conquistada não há muitos anos e que só ela nos permite hoje, aqui, podermos, publicamente, com responsabilidade e respeito mútuo, defender os nossos ideais e sentir que podemos contribuir para algo grandioso.

Desejo assim, para os que agora foram eleitos para a Assembleia de Freguesia o maior sucesso no exercício das funções autárquicas.

O que nos move, o que nos trouxe até aqui foi o querer fazer algo por Queluz e Belas, o orgulho pela nossa terra.

Que este desejo pessoal de cada um de nós se reveja, em sintonia e numa estreita colaboração e diálogo, em prol do bem comum e desta nossa causa pública.

Aos que cessam agora o seu mandato na Assembleia de Freguesia, expresso grato reconhecimento e sei que continuam, agora noutros momentos e palcos, a defender Queluz e Belas.

Por último, dirijo-me aos colaboradores e às colaboradoras da Junta de Freguesia: Se cabe aos eleitos gerir e tomar as melhores decisões no exercício das suas funções, o sucesso das mesmas depende de uma equipa com que se trabalha diariamente e que, tal como nós, são a cara da junta de Freguesia junto da população.

São homens e mulheres profissionais nas suas funções e tarefas que executam as diretivas, que nas ruas ou no atendimento ou no interior de gabinetes exigem de si todo o seu mérito e profissionalismo, com empenho e zelo, e que merecem de todos nós o mais profundo respeito e consideração. Bem hajam pela vossa dedicação, pelo vosso esforço e pelo sentido de dever público que demonstram.


Paula Alves
União das Freguesias de Queluz e Belas, 20 de outubro de 2021.

Partilhe em