20 de fevereiro marca o Dia Mundial da Justiça Social, uma data criada pela Assembleia Geral das “Nações Unidas para chamar a atenção e agir sobre as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo”.
Embora seja uma data celebrada a nível global, importa-nos refletir sobre o nosso contexto local e a relevância que as questões e igualdade e justiça assumem na gestão do espaço que habitamos.
Numa freguesia onde a diversidade impera e diariamente lidamos, de um ponto de vista administrativo, com questões que ultrapassam as fronteiras da freguesia, torna-se cada vez mais fulcral encontrar meios e caminhos para uma integração sólida e efetiva daqueles que, hoje, fazem parte da nossa comunidade.
Neste caminho que percorremos e no qual continuamos a aprender a caminhar, para marcar o dia de hoje queremos salientar a importância dos parceiros sociais locais com os quais criamos sinergias na busca de novos modos de agir no contexto social. Com muito orgulho, queremos agradecer também à nossa população que, nos tempos que decorrem, tem revelado pela aproximação e disponibilidade um elevado grau de solidariedade que nos faz estreitar estas ligações e entender que acima de tudo importa a dignidade do ser humano, independentemente da sua origem, género, idade, etnia, religião, cultura ou deficiência.
O caminho é longo, bem sabemos, mas estamos cá para o fazer e sabemos que este não é um aspeto de resolução imediata e que requer de todos coragem, uma ação continuada e consciente.
Que cada vez mais saibamos reconhecer o outro. Que cada vez mais encontremos valor na cooperação, na inclusão e justiça social e que a igualdade seja uma bandeira de todos nós.
Paula Alves
Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas