Na sequência de deteção de mais um foco da bactéria Xylella fastidiosa em Queluz, concelho de Sintra, houve lugar ao alargamento da Zona Demarcada, de acordo com a legislação vigente, na qual a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estabeleceu um conjunto de medidas de proteção fitossanitária necessárias para erradicar a praga e evitar a sua dispersão.
O que é e como se manifesta esta bactéria?
Xylella fastidiosa é uma bactéria que infeta as plantas pertencentes a uma vasta lista de espécies botânicas bloqueando os seus vasos xilémicos. Esta característica diculta a absorção de água e nutrientes e, consequentemente, conduz ao aparecimento de sintomas semelhantes a stress hídrico tais como: murchidão, queimaduras na zona marginal e apical das folhas, morte de alguns ramos e, por m, da totalidade da planta.
Quais as plantas hospedeiras mais importantes?
Entre as mais de 150 espécies de plantas hospedeiras destacam-se: Oliveira, Amendoeira, Cerejeira, Citrinos, Videira, Quercus.
O que deve fazer?
Caso observe sintomas suspeitos da presença desta bactéria deve contactar imediatamente a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo para o endereço de e-mail: prospecao@draplvt.gov.pt
Regulamento
Edital
Folheto informativo
Para mais informações consultar a página eletrónica da DGAV e da DRAPLVT.