Rede de Apoio à Idade Maior
Rede de Apoio à Idade Maior
[img1]
Em novembro de 2016, integrado nas comemorações do mês do Idoso, a União das Freguesias de Queluz Belas, a Fundação Aga Khan e o Centro Social da Sagrada Família, promoveram o workshop “Vamos Pensar nos Nossos Idosos – Realidade de Queluz Belas”. Deste workshop nasce uma nova rede colaborativa que foi denominada Rede de Apoio à Idade Maior (RAIM).
Missão da RAIM
A RAIM é um fórum de articulação e congregação de esforços, constituindo-se como uma oportunidade de concertação estratégica e de intervenção levada a cabo pelo seus membros e comunidade. Tem como missão promover a qualidade de vida dos idosos a partir de uma intervenção em parceria e em rede, assente numa perspetiva inovadora e abordagem participativa.
Valores RAIM
A atuação da RAIM orienta-se pelos seguintes princípios e valores:
Trabalho integrado e articulado – definição de uma estratégia prospetiva de desenvolvimento na área dos seniores para a União das Freguesias Queluz Belas, em termos de uma governança partilhada e participada; reforço da ação local integrada; otimização dos recursos e competências dos parceiros e da comunidade e da mobilização de recursos exógenos.
Participação – promoção da participação da população sénior, cuidadores e técnicos das instituições, no desenho, implementação e desenvolvimento das intervenções que visam potenciar a qualidade de vida dos seniores e cuidadores da União das Freguesias Queluz Belas.
Inovação – investimento na qualidade das intervenções desenvolvidas, a partir de metodologias participativas e da co-construção de soluções em rede e em parceria, entre os seniores, cuidadores e instituições.
Pessoa idosa no centro das intervenções – respeito pelo indivíduo, pelos seus interesses e necessidades, independentemente da sua origem étnica, etária, de género e condições socioeconómicas; criação de oportunidades para que os seniores e seus cuidadores possam rentabilizar o seu potencial e se constituam como protagonistas na melhoria da sua própria qualidade de vida.
Partilha de práticas – aprendizagem contínua com momentos de reflexão, aprendizagem e formação contínuos, bem como produção e sistematização de práticas com vista à partilha de conhecimentos, instrumentos e ferramentas.
Mudanças a longo prazo
Dos sonhos… às mudanças ambicionadas a dez anos para a Freguesia de Queluz Belas:
- Cuidadores (familiares e profissionais) mais fortalecidos nas suas competências a partir dos recursos locais;
- Freguesia com respostas integradas e adaptadas às necessidades (e.g. demências), bem como centradas na pessoa idosa (interesses e necessidades);
- Freguesia com espaços de participação dos seniores e valorização dos seus saberes;
- Freguesia com mapeamento das situações de solidão e isolamento e com estratégias concertadas de combate das mesmas.
Objetivos RAIM
- Mobilizar atores locais, promovendo a articulação, em rede, entre parceiros;
- Desenvolver uma estratégia e ação integradas para as pessoas mais velhas da freguesia e para os cuidadores;
- Contribuir para a realização/atualização do diagnóstico social;
- Prevenir e combater situações de solidão e isolamento sénior;
- Promover a participação dos seniores.
As atividades dinamizadas pela Rede de Apoio à Idade maior, estão ainda integradas no Plano Municipal do Envelhecimento Ativo Saudável e Inclusivo: