Os jardins de Queluz foram desenhados pelo arquiteto e ourives francês Jean Baptiste Robillion. Os dois jardins superiores estão separados entre si e do resto do parque por balaustradas decoradas com esculturas em pedra.
O Jardim de Malta, de menores dimensões, (construído onde anteriormente se localizava um espelho de água), em frente às fachadas das Salas do Trono e da Música, era assim chamado em referência à Ordem de Malta, da qual D. Pedro III era Grão-Mestre.
O Jardim Pênsil ou de Neptuno, no eixo da Fachada de Cerimónias, deve o seu nome ao facto de assentar parcialmente sobre um reservatório que recolhe o excesso das águas dos dois grandes lagos que o decoram: o Lago de Neptuno e o Lago da Anfitrite ou da Nereida. A decoração dos canteiros geométricos, delineados em buxo, sugere um “parterre de broderie” à francesa. Todo o conjunto se apresenta decorado com lagos, vasos, urnas e estatuária em mármore, provenientes na sua maioria de Itália, e ainda com esculturas em chumbo do atelier londrino de John Cheere, predominando as temáticas relacionadas com a mitologia clássica.
Fonte: Parques de Sintra-Monte da Lua
Aos domingos, os munícipes de Sintra podem visitar o Palácio Nacional de Queluz e os Jardins gratuitamente, mediante a apresentação de um comprovativo de morada.
Horário: Segunda a Domingo das 09h00 às 18h30 (última entrada 17h30)
Para mais informações consulte o link
Uma política de proximidade aos Cidadãos é um dos fatores essenciais da atuação da autarquia desta União de Freguesias com características únicas a de Queluz e Belas
* Os dados pessoais serão utilizados só para o envio de informações sobre novidades e eventos da Freguesia
QUELUZ
Rua Conde de Almeida Araújo, 44
2745-061 Queluz
BELAS
Praça 5 de Outubro, 14
2605-021 Belas
CASAL DA BAROTA
Pct Infanta Dona Isabel de Portugal nº 11 Loja B
2605-651 Belas