Pela voz de cada um...

Diogo Vila Viçosa

Dirigente dos Escoteiros - Grupo 23 de Queluz
Com um percurso no escotismo que iniciou desde cedo e que viria a marcar a sua forma de estar na sociedade, acredita que é na formação humana e na sua base que se geram a mudança inerente à evolução social. Entrega-se, por isso, ao acompanhamento de outros jovens como forma de contribuir para cimentar valores, criar o sentido de comunidade e esbater de barreiras culturais. Já não imagina a vida de outra forma e, partilhando o lema grupo, pede a todos os jovens que "deixem o mundo um pouco melhor do que o encontraram".


Mais info sobre os Escoteiros




Andreia Fernandes

Professora de Ballet e Dança Contemporânea no Clube Atlético de Queluz
Sonhadora e persistente descobriu que era a dar aulas que mais se sentia realizada. O propósito de inspirar outros para que olhem para si mesmos, de modo positivo e profundo, enche os seus dias. Encontra na partilha que faz com os seus alunos uma forma de criar oportunidades para cada um e fala das inúmeras possibilidades que os jovens têm. Olha para o mundo da arte com esperança e deseja contribuir inspirando uma nova geração de artistas motivados, resilientes capazes de grandes realizações.


Mais info sobre o Clube Atlético de Queluz


Carolina Ribeiro

Aluna e Ativista na freguesia
Jovem ativista na freguesia vem mostrar-nos a importância da participação ativa para gerar mudança no mundo, começando sempre no nosso contexto mais próximo. Dá uma relevância especial à necessidade de buscarmos informação fiável, nos dias de hoje, para podermos ter opiniões válidas e lutarmos com conhecimento de causa. Preocupada com o futuro diz-nos que gostava de não ser necessário sairmos à rua para chamar a atenção para assuntos que considera basilares na sociedade e que nem deveriam ser alvo de discussão, como os direitos do ser humano. Aponta os jovens como motor para criação de um mundo novo e de uma nova forma de estar baseada no amor e respeito.


Daniela Silva

Atleta de Capoeira

Dedica a vida, de forma continuada, ao desporto e especificamente, à Capoeira. Revela que transfere a disciplina e a rotina que encontra na modalidade, para o dia-a-dia e desafia os jovens a fazerem o mesmo: manterem-se ativos, despertos para a sua própria atividade como forma de melhorar cada etapa e descobrirem as suas potencialidades. Gostava de ser reconhecida como um praticante e professora da modalidade por mérito e poder, com isso, inspirar outros a fazerem o mesmo ou a encontrarem o seu lugar no mundo.



Diogo Serafim

Bombeiro nos Bombeiros Voluntários de Belas

"Ajudar o próximo" é a frase que mais caracteriza o seu discurso e revela a entrega que fez ao serviço comunitário. Decidiu ingressar nos Bombeiros Voluntários de Belas onde encontrou um ambiente de cooperação entreajuda e união. Considera que os jovens são fundamentais para a construção e evolução social mas tudo depende da força de vontade de cada um para ser o elo de ligação entre as gerações passadas e aquelas que ainda vão chegar. Parar, pensar e agir são palavras que traz para incentivo a todos os jovens para que se sintam preparados para atuar na sociedade, de forma ativa.

Mais info sobre os Bombeiros Voluntários de Belas

Joana Miguel

Bombeira nos Bombeiros Voluntários de Queluz

Afirma que os jovens são providos de uma vontade de mudança maior e que aí reside o motor de desenvolvimento da sociedade. O trabalho que realiza, enquanto voluntária na corporação de Bombeiros Voluntários de Queluz, traz-lhe a gratificação por sentir que faz a diferença na vida de cada pessoa com quem se cruza. Apela à criação de uma comunidade menos materialista, mais focado no bem estar de todos e pede aos jovens que acreditem na sua capacidade, não desistam dos objetivos a que se propuseram porque, no fim, o sentimento de realização valerá a pena e fará uma grande diferença.

Mais info sobre os Bombeiros Voluntários de Queluz

Fábio Évora

Ativista Comunitário

Com uma ação muito evidente no espaço que habita, junto dos que fazem parte daquela que afirma ser uma família maior, diz que é necessário conhecermo-nos a nós mesmos para podermos ter uma ação mais consciente no meio em que vivemos.
Resiliência e um olhar alargado sobre a sociedade são características que mostra e que o fazem alçancar objetivos de mudança. Uma mudança que consegue observar e que acredita ser feita pela vontade dos jovens mas sempre em ligação com os mais velhos. Diz que é em conjunto e no respeito por todos que tudo se consegue.

Mais info sobre o Pendão em Movimento

Ana Pacheco

Ativista Social

Desde cedo sentiu que tinha como missão de vida ajudar outros. Por isso decidiu enveredar pelo caminho da ação social, enquanto assistente social, e mais tarde entra no mundo político onde percebeu que a sua intervenção poderia ser mais efetiva. Afirma que os jovens podem fazer a diferença na mudança social e que essa começa, em primeiro lugar, em cada um de nós. Vê a política como missão e não dissocia, neste caminho, os valores que tem enquanto pessoa e a sua intervenção como profissional. Acredita que juntos somos efetivamente melhores e é pela participação ativa, que vê como dever e um direito simultaneamente, que conseguimos intervir no mundo.

Gonçalo Cuco

Atleta de futebol

Atleta do Real Sport Clube, desde os 5 anos, diz que o desporto assumiu uma grande importância na sua vida e que o ajuda a disciplinar o seu dia-a-dia. Afirma que os jovens têm um papel importante atualmente e que o acesso à informação, de forma ampla e facilitada a que hoje assistimos, contribui em grande parte, para o cumprir dessa missão.
Apela à prática de desporto por parte de todos como forma de aumentar o bem-estar e, quem sabe, aproveitar uma nova forma de experienciar a vida.

Mais info sobre o Real Sport Clube

Pela voz de cada um...

Fala connosco


O que gostavas de ver na tua freguesia?
Se vives em Queluz e Belas e tens ideias para implementar na freguesia, fala connosco e diz-nos o que pensas e como consideras que podiam ser implementadas?
O que mudarias e o que trariasde novo?

Aguardamos pelas tuas sugestões!

Fala connosco

Confirme por favor que não é um robô

* required fields.


Os Jovens na Freguesia

Os Jovens na Freguesia


Em maio destacamos os jovens da freguesia.

Conscientes da importância que a comunidade jovem tem na envolvente comunitária, da presença destas novas gerações e das mensagens que nos trazem, fomos ouvir o que têm para nos dizer.


O que fazem? Qual a pertinência da sua ação no espaço onde se movem? Que escolhas fazem e fizeram? Como olham para o futuro? Que papel têm e o que desejam? Que mensagens nos deixam?
Numa freguesia diversa, em termos culturais, em termos de saberes e possibilidades retratamos uma faixa etária mais alargada, como forma de compreender melhor as necessidades e os anseios de um grupo que funciona como espelho de um futuro próximo e que, certamente, será o alicerce de um mundo novo.


Os Jovens na Freguesia