Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher
25 de novembro
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é assinalado hoje. A Junta de Freguesia de Queluz-Belas reafirma o compromisso de combater todas as formas de violência que afetam as mulheres. A violência contra as mulheres não tem fronteiras, e é uma realidade que exige a mobilização de tod@s de modo a garantir que cada mulher viva com segurança, respeito e dignidade.
É essencial que sejamos parte ativa na mudança desta realidade. A educação, a sensibilização e o apoio a vítimas são ferramentas fundamentais para erradicar este problema que afeta milhões de mulheres.
Neste dia, queremos lembrar que a violência contra as mulheres não é apenas um problema individual, mas um problema coletivo. Tod@s temos um papel na construção de um futuro livre de violência, onde as mulheres possam viver sem medo, sem violência e sem discriminação.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou mais de 15 mil crimes de ocorrência de violência doméstica entre janeiro e julho de 2024, um aumento de 2% relativamente a 2023. Segundo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 1419 pessoas, sendo 49,54% mulheres. Entre janeiro e setembro deste ano, 15 mulheres foram vítimas de homicídio.
A luta pela eliminação da violência contra as mulheres é de tod@s nós. Juntos, podemos fazer a diferença!